BLEND CONTEMPORÂNEO
Blend Contemporâneo para ciclos básicos, intermediários e avançados, sendo cada ciclo composto aproximadamente de 2 a 4 anos e proposto dos níveis A a D
Professores: Fernanda Bevilaqua e Isabela Palhares
Níveis básicos para crianças, jovens e adutos de 6 a 12 anos; de 13 a 18 anos e de 18 anos em diante sem limite de idade.
As aulas de técnicas contemporâneas de dança são por si um Blend, tendo em visto a relevância da escuta sobre o que cada grupo de estudantes pretende desenvolver nos espaços cênicos que também são diversos e não se limitam ao palco cênico, mas espaços abertos, museus, residências, ginásios, sempre dependendo das questões lançadas pelo grupo e seus professores. As propostas de criação são de praxe, uma pergunta democrática lançada aos estudantes. São eles que trazem gestos, movimentos e ações para as composições desenvolvidas em cena e são suas questões que movem o direcionamento das técnicas que serão propostas durante o ano. Isso significa que a(o) professor(a) que acompanha o grupo vai lançando mão de técnicas, que podem dialogar com a proposta cênica a ser desenvolvida, inclusive com a possibilidade de convidar-se um profissional para vivências ou oficinas que facilitem o desenvolvimento das questões em debate.
Confiram o Blend que consideramos possíveis dentro do repertório dos professores que conduzem esse curso:
Técnicas de chão como release, rolamentos, quedas e suspensões, força e fortalecimento do corpo;
Técnicas de educação somática;
Princípios da técnica dos ritos tibetanos;
Princípios das técnicas de respiração e postura do Yoga;
Técnicas de alongamento e flexibilidade;
Técnicas de improvisação;
Técnicas de composição coreográfica;
Princípios de técnicas do balé e danças modernas;
Princípios de técnicas de jogos teatrais e atenção, coordenação e interpretação;
Princípios da técnica chinesa de rítmo/prática;
Princípios das técnicas modernas: Horton e Graham;
Introdução aos estudos de dança teatro;
Introdução aos estudos da performance e performatividade;
Princípios da dança clássica Bharata Natyan
Como possibilidades oferecemos vivências de teatro, lutas marciais, capoeira, técnicas orientais; criação de videodanças, danças e tecnologias ou outras técnicas que sejam pertinentes à pesquisa em andamento com cada turma ou estudante.
Texto compartilhado e revisto por Fernanda Bevilaqua e Isabela Palhares