BLEND CONTEMPORÂNEO

Blend Contemporâneo para ciclos básicos, intermediários e avançados, sendo cada ciclo composto aproximadamente de 2 a 4 anos e proposto dos níveis A a D

 

Professores: Fernanda Bevilaqua e Isabela Palhares

 

Níveis básicos para crianças, jovens e adutos de 6 a 12 anos; de 13 a 18 anos e de 18 anos em diante sem limite de idade. 

 

As aulas de técnicas contemporâneas de dança são por si um Blend, tendo em visto a relevância da escuta sobre o que cada grupo de estudantes pretende desenvolver nos espaços cênicos que também são diversos e não se limitam ao palco cênico, mas espaços abertos, museus, residências, ginásios, sempre dependendo das questões lançadas pelo grupo e seus professores. As propostas de criação são de praxe, uma pergunta democrática lançada aos estudantes. São eles que trazem gestos, movimentos e ações para as composições desenvolvidas em cena e são suas questões que movem o direcionamento das técnicas que serão propostas durante o ano. Isso significa que a(o) professor(a) que acompanha o grupo vai lançando mão de técnicas, que podem dialogar com a proposta cênica a ser desenvolvida, inclusive com a possibilidade de convidar-se um profissional para vivências ou oficinas que facilitem o desenvolvimento das questões em debate. 

 

Confiram o Blend que consideramos possíveis dentro do repertório dos professores que conduzem  esse curso: 

 

Técnicas de chão como release, rolamentos, quedas e suspensões, força e fortalecimento do corpo;

Técnicas de  educação somática;

Princípios da técnica dos ritos tibetanos;

Princípios das técnicas de respiração e postura do Yoga;

Técnicas de alongamento e flexibilidade;

Técnicas de improvisação;

Técnicas de composição coreográfica;

Princípios de técnicas do balé e danças modernas;

Princípios de técnicas de jogos teatrais e atenção, coordenação e interpretação;

Princípios da técnica chinesa de rítmo/prática;

Princípios das técnicas modernas: Horton e Graham;

Introdução aos estudos de dança teatro;

Introdução aos estudos da performance e  performatividade;

Princípios da dança clássica Bharata Natyan

 

Como possibilidades oferecemos vivências de teatro, lutas marciais, capoeira, técnicas orientais; criação de videodanças, danças e tecnologias ou outras  técnicas que sejam pertinentes à pesquisa em andamento com cada turma ou estudante.

 

 Texto compartilhado e revisto por Fernanda Bevilaqua e Isabela Palhares

e-mail: uaiqdanca@gmail.com      |      34 3236-5056      |      Rua Coronel Manoel Alves, 22, Fundinho      |      Uberlândia-MG